O que torna o conhecimento impressionante não é em si a capacidade de memorizar fatos sobre as coisas da vida ou o aumento da habilidade de conversar sobre certos assuntos, muito embora essas coisas sejam incríveis. O que faz do conhecimento algo a ser buscado não é o aumento da qualificação para qualquer profissão e o reconhecimento social que vem atrelado a ele, embora não seja possível aprender sem se tornar alguém socialmente mais apto. Em verdade, o que torna o conhecimento tão fascinante é a capacidade de estabelecer causas e efeitos e entender o mundo ao seu redor.
Você já deve ter se deparado com a impressão que o mundo acontece, independente do seu controle. Já deve ter reparado que certas pessoas tem muito, enquanto outras pessoas tem pouco, que certas pessoas mereciam muito e tem pouco e que certas pessoas merecem pouco e tem muito. Já deve ter percebido que o sucesso é muitas vezes reservado a coisas que considera serem superficiais demais. Talvez tenha se perguntado se a ordem do mundo é justa ou se existe espaço no mundo pra você.
Essas são falsas perguntas. Não me entenda errado, não digo que está errado em as ter e até digo que também as tive antes. Mas não existe tal coisa como estabilidade e segurança nessa vida. Toda certeza sobre os fatos seguintes é falsa ou irrelevante. A única forma de fazer as perguntas certas é entender a natureza das coisas e de que forma essas coisas podem se manifestar na prática. Mas, principalmente, de sua própria natureza enquanto humano e agente racional. Esse conhecimento lhe dará um nítido retrato do mundo e te permitirá agir consciente do tamanho da interferência da sua vida e das suas escolhas na vida de todos.
Para isso, oferecemos a você um método de aprendizado progressivo baseado na transformação de todos.
O método do Alta Linguagem consiste em uma síntese do trabalho de dois grandes autores. Max Eastman e Carl Rogers. O método de Eastman pode ser explicado da seguinte forma:
Você, o aluno, é informado, por exemplo, de que a palavra espanhola para “mas” é “pero”, e então o mandam “aprender” isso.
Deve ser fácil, você pensa, por que é apenas uma palavra, e ainda é pequena. Se, enquanto você está se preparando, seu professor o interrompe para comentar:
“Você deve diferenciar isso de perro, que significa cachorro,” você estará disposto a levantar uma mão e dizer,
“Espera aí — uma coisa de cada vez!”
Você está presumindo que as mesmas regras que se aplicariam a um trabalho de levantamento ou coleta, se aplicariam a um trabalho de memorização. Até certo ponto, a lei oposta se aplica. É mais fácil lembrar que pero significa mas, enquanto perro significa cachorro, do que lembrar que pero significa mas. E se, enquanto você está aprendendo isso, seu professor comenta que você deve rolar os dois r’s em perro como se estivesse rosnando, mas que o único r em pero não é rolado, a tarefa deixa de ser uma tarefa difícil e passa a ser uma atividade simples.
Para Eastman, nós somos como argilas na mão de um tecelão, o professor. Aprendendo através do aumento progressivo do conhecimento. O método Alta Linguagem parte da baixa linguagem, aquela mais simples e resumida, para a Alta Linguagem onde figuram os conceitos e as formas que moldam nossa realidade.
Para além do Método Progressivo de Eastman, Carl Rogers nos ajudou profundamente com seu entendimento sobre educação. Para ele, os interesses reais são muito mais importantes do que grades estritas e impostas de fora ao aluno pois todo interesse cria uma experiência que não é capaz de sair do círculo da nossa atenção. A atenção a esse fato aprendido. é convertida em combustível para as decisões seguintes. Daí se segue que o ensino deve trazer uma mudança de COMPORTAMENTO, uma TRANSFORMAÇÃO real e mesmo que esse conhecimento não possa ser passado adiante, ele possui valor. Nesse contexto, o professor deve partilhar uma experiência em comum com o aluno.
Assim, o ensino do Alta Linguagem é voltado a lhe propiciar um processo progressivo de conhecimento através de experiências de aprendizado. A criação de uma comunidade do Clube com pessoas voltadas ao mesmo fim intelectual, a existência de vários polos teóricos diferentes com Filosofia, Economia, Sociologia, História, Antropologia, Geopolítica, Ciência Política, Teologia e Psicologia é voltada justamente a possibilitar que as mais diversas competências surjam.
A sua experiência será única. É possível entrar com um interesse em uma matéria em específico e sair com interesse em várias. É possível entrar despretensiosamente e terminar escrevendo um livro. É possível começar como alguém tímido e sem amigos e encontrar uma miríade de amigos que jamais poderia imaginar. Essa história quem deve contar é você.
E a sua experiência não se resume apenas ao Clube, mas a todo o ecossistema do Alta Linguagem que estamos criando. Vídeos, Livros (autorais e traduzidos), Palestras, Debates, Análises Políticas, Econômicas e Filosóficas, eventos ao vivo, simpósios, congressos, oficinas. Tudo isso sempre pensado e ancorado pelos autores que nos fortalecem e nos embasam nessa construção de uma formação intensiva e voltada às mais diversas competências.